quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Noites mal dormidas

Quando engravidei e dei a noticia, das primeiras coisas que ouvi foi "Dorme muito agora que depois acabou" eu na altura não levei muito a sério. Mas na verdade faz já mais de 1 ano que não durmo uma noite seguida. Nos primeiros três meses era aquele acordar de 2 em 2 horas, na melhor das hipóteses, para a hora do leitinho. É muito complicada esta fase, ficamos exaustas, vivemos sonâmbulas... a cabeça deixa de funcionar direito... mas depois começa-se a entrar no ritmo e o nosso bebé começa também a dormir um pouco melhor. O Leo é um bebé que quase sempre dormiu muito bem, apesar de acordar durante a noite, um miminho ou por vezes um pouco de leitinho da mamã adormecia de seguida.
Mas depois de uns meses a conseguir dormir 5 horas seguidas, por vezes 6 voltamos à estaca zero :( Pois é, ando cansada e com um monte de noites mal dormidas em cima.
Foram as vacinas que o deixaram um pouco adoentado, foi o nascimento do primeiro dentinho, (na semana passada) teve febre, precisou de mais miminho e eu dei, claro. Agora já não tem febre nem dores mas acorda muito durante a noite, antes acordava bebia o leitinho e adormecia, agora acorda o dobro das vezes bebe o leitinho e não quer adormecer, chora muito assim que o deito na cama... :( tenho que o dormir no colo... o que se está a tornar muito cansativo e doloroso para as minhas costas (pois não quer que eu me deite abraçada a ele, tem que ser de pé. :S
Espero mesmo que seja uma fase pois não gosto de estar assim, cansada  acabo por ficar irritada e sem paciência o que ao mesmo tempo me deixa triste...
Antes desta fase, menos boa, o Leo bebia o ultimo leite pelas 20h e só voltava outra vez a mamar pelas 5 da manhã, agora voltou a beber 2 a 3 vezes ao meio da noite. Tenho lido que estas mamadas já não são necessárias que até podem ser prejudiciais para os dentinhos dele. Mas ele pede, o que posso eu fazer?? E agora que ele já fala bastante, acorda e grita do quarto "lête, lête" :) E lá vou eu ainda meia a dormir...
E vocês? Mamãs que amamentam, como foi ou como estão a ser as mamadas nocturnas? Acham que devia fazer alguma coisa para as eliminar? Se ele perder o hábito de mamar de noite será que dormirá mais e melhor?

Hoje fica aqui o desabafo e as duvidas de uma mamã que devia aproveitar para ir dormir um soninho... Porque pais descansados têm mais energia, paciência e tempo para dedicar aos filhos, não é verdade?

5 comentários:

Especialmente Gaspas disse... [Responder Comentário]

O Piki sempre dormiu muito bem, é po-lo na cama e fica. Não posso dizer que tive noites de ficar a pé por causa de dentes, vacinas ou o que fosse.

Com cerca de 3 semanas começou a aguentar umas 5 a 6 horas de noite sem mamar.

Adormecia-o ao colo até ao momento em que reparei que mal o punha na cama, não queria. A partir dai comecei a adormece-lo na cama dele... Acho que por volta das 6 semanas.

Já há muito tempo que ele varia as mamadas nocturnas entre 2 a 0, sendo o normal apenas 1 por volta das 4 da manhã.

Até cerca dos 9 meses confesso que andava bastante cansada física e psicologicamente, apesar dele ser bastante calmo... uma mãe não pára!
Depois disso gradualmente fui voltando a mim. E posso dizer que acordar de noite para o amamentar não me custa nada porque tanto ele como eu adormecemos de seguida e ele mama rápido!

Conheço mães que para eles não acordarem de noite lhes enfiavam papa para eles estarem satisfeitos a noite toda... eu nunca o fiz porque afinal é apenas uma parte da nossa longa vida e acho que vale a pena... é mais esse leitinho que eles bebem.

Ele neste momento tem 19 meses e só agora comecei a dar-lhe um iogurte depois de mamar, imediatamente antes de ir para a cama, às 23h30. Isto porque o rapaz à refeição come pouca quantidade, anda com a preguiça haha. Apesar de lhe dar o iogurte umas noites acorda para mamar, outras não. Depende. Esta noite por exemplo acordou 2 vezes.

As mamadas da noite pelo que li é importante tanto para a mãe como para o bebé... Dizem que o leite contem substancias que os ajudam a dormir melhor, e que é essa mamada que ajuda a mãe a continuar a produzir leite por mais tempo.

De qualquer forma se deres de mamar antes de ir dormir, acho que já se considera a mamada da noite!

Mas a opção é obviamente tua!

Podes experimentar uma destas noites a dar mamar e depois papa ou iogurte e ver como corre. Até podes fazer isto 3 ou 4 noites só para te recuperares de depois voltares a amamentar a meio da noite.

:)

Sofia disse... [Responder Comentário]

@ESpeCiaLmente GaSPaS Obrigada pelo teu testemunho. O Leo janta sempre uma sopa de legumes e logo de seguida quer o leite e mama bastante depois vai dormir pelas 20h. deito-o quase sempre acordado e ele adormece sozinho. E antes era igual ao meio da noite, mamava e adormecia, agora é que quer colo.
Acho que vou esperar mais uns tempos, pode ser só uma fase que ele sinta mais a minha falta de noite... porque acho que não é fome mas sim vontade de estar comigo.
Tenho é que deitar-me uns dias a mesma hora que ele para conseguir dormir mais. Porque o que realmente me chateia é depois ficar tão irritada por estar cansada...

Especialmente Gaspas disse... [Responder Comentário]

Esqueci-me de dizer k o Piki dorme com um bonequinho amigo dele :) talvez isso tb ajude :) a que sempre tenha dormido bem.

Experimenta a por o pijama dele em contacto com o teu cormpo, pod ser que sentindo o cheiro te sinta perto... mesmo k não resulte não se perde nada em tentar. O pior é se agrava ainda mais... hahaha

Sim, o não descansar é tramado. Até por uma mosca passar à frente ficamos possessas :P

Unknown disse... [Responder Comentário]

Oi Sofia!

Obrigada pela visita e comentário no meu blog.

Qto tempo tem seu bebê? a Minha tem 7 meses e como viu no meu post tô penando tbém...Gabi dorme mesmo ás 2 da manhã e qdo tenho sorte acorda ás 06 para mamar. E depois vai picando o soninho até 12 ou 13, queria mudar essa rotina, mas é complicado, aprendi a descansar conforme dá, antes sofria mto e chorava de cansaço. Teve muitos dias de ficar sentada na cama por ela nao querer deitar do lado. Espero que passe logo rs.
Beijossss

Sofia disse... [Responder Comentário]

@Cristiane O Leo tem agora 13 meses.
Noites mal dormidas são mesmo um problema :( para eles e para nós... eles que não dormem como deviam e nós que de tão cansadas ficamos sem forças e paciência...
espero mesmo que passe rápido
Já tentou ir deitando a Gabi todos os dias 20 minutos mais cedo até chegar num horário melhor e criar rotina... pode ser um processo demorado mas talvez ajude.... boa sorte para vocês

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...