segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ameaçar com o Pai Natal - que coisa feia...

A figura do Pai Natal é óptima para fazer os pequenos se comportarem, a partir de Novembro já se começam a usar frases do tipo "Se não comes a sopa toda o Pai-Natal não te dá uma prenda", "Se não te portas bem o Pai-Natal fica zangado". Sabem que eu já ouvi isto imensas vezes e talvez já tenha dito para os meus sobrinhos (o meu Leo ainda não conhece o velhinho vestido de vermelho :)) e nunca tinha pensado que tais frases são de muito mau gosto. Os nossos pequenos que vivem com a magia de Natal com tanta ansiedade ainda são ameaçados pelos próprios pais e familiares. Nunca me tinha questionado com tal desproposito que nós adultos fazemos nestes momentos, até que li um post interessantíssimo no blog da Beatriz.
Eu sempre abominei a ameaça com método educativo, sempre tento ver o reverso da moeda nas horas em que os pequenos não se portam bem e fazem birra. Muitas vezes é mesmo dificil e é um esforço agir assim, porque fico também zangada, mas é assim que quero ser, educar sem ameaças. E em vez de um "Se não comes a sopa não vais para a rua brincar" um estimulante dará certamente melhores resultados "Comes a sopa toda e terás força para ires brincar para a rua".


Como Beatriz diz no post: Papai Noel gosta de criança Feliz o Pai-Natal não deve de forma alguma ser usado como uma autoridade na nossa casa. Ele vive na cabeça dos nossos pequenos durante esta época do ano como um senhor muito simpático e amigo das crianças. Não vamos estragar isso.
Obrigada Beatriz por me teres feito reflectir sobre o assunto, que coisa feia é essa de ameaçar com o Pai-Natal... ficou a lição.


"A fantasia é linda, não podemos estragar de nenhuma forma. Deixa o bom velhinho fazer a parte dele e só. A nossa é ensinar aos filhos que nem tudo se negocia!"

5 comentários:

Beatriz Zogaib disse... [Responder Comentário]

Que bom que gostou do post e que te acrescentou em algo. Ter blog é gostoso também por isso... Aprendemos umas com as outras... Espero continuar escrevendo sobre assuntos interessantes a todas nós!
beijos
Bia

Cora disse... [Responder Comentário]

Sofia confesso. Faço chantagem!
Um professora que feio. nâo com meus alunos, isso não sou boa profissional.
Mas com meus sobrinhos sim, tenho um que o mimo em pessoa, não aguento ele ao lado da mãe, uma malinha!!Hahahaha

Ps:. estou práticando o exercício que conversamos outro dia...fazendo coisas que não costumo fazer!!Estou progredindo!

Um beijo, Cora.

Anónimo disse... [Responder Comentário]

Eu também fazia isso e nunca tinha pensado no assunto
tem toda a razão que coisa mais feia

Vou passar lá no blog da Beatriz

Beijo, Ana

Fernanda disse... [Responder Comentário]

E do polícia?! E do "homem mau"?!
Eu nunca utilizei esses argumentos, porque digo directo: isso não se faz!
Não há cá recompensas para se portarem bem, essa é a obrigação dos pequenos.

Beijinhos

Adriana Alencar disse... [Responder Comentário]

Por que destruir as fantasias das crianças?Sua amiga tem toda a razão!
Excelente alerta!
Bj
Adri

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...