terça-feira, 28 de junho de 2011

O gosto pelos livros

Já falei por aqui várias vezes sobre a importância de desenvolvermos hábitos de leitura com os nossos pequenos. Para quem não leu ou quer reler está aqui.

Ler além de desenvolver o vocabulário, a imaginação, servir de actividade mais calma nos momentos do dia que assim tem que ser; ajuda a desenvolver laços entre pais e filhos. Explorar um livro com o nosso pequeno antes de dormir ou uma dezena deles em dias chuvosos agarradinhos um ao outro é muito bom.
Por aqui o gosto pela leitura é colectivo, desde bem pequenino o Leo está habituado a ver a mamã ou o papá com um livro... desde muito pequeno que o Leo vê livros e ouve historinhas sempre que lhe apetece.

Mas que tipos de livros são os mais adequados para uma criança de quase 2 anos?
Os livros do momento cá em casa são:
Histórias que ajudam a crescer das edições ASA - muito boas mesmo, com algumas actividade ao longo das histórias.

Algumas actividade ainda não são para crianças de 2 anos - o livro destina-se a crianças dos 4 aos 6 anos, embora eu ache as ilustrações e mesmo algumas actividades super adequadas para crianças mais pequenas e a linguagem usada também é muito simples. E as outras actividades podem ficar para mais tarde :)

Este é um livro alemão pelo qual eu tenho uma paixão especial, desde pequena que adoro livros com muitas ilustrações. É um livro estilo "Onde está o Holly?", recomendado para crianças de 2 anos.

Cada vez que se abre este livro nasce uma história nova, com um sem fim de imagens podemos  desenvolver imenso a imaginação. E a procura dos objectos e animais são uma diversão :)




Nesta fase o Leo já consegue ouvir uma história lida pela mamã ou pelo papá sem se aborrecer, os primeiros livros que referi são óptimos pois têm uma linguagem muito simples. Mas o que ele gosta mesmo é de explorar as imagem dos seus dicionários ilustrados ou do livro de procurar o que está escondido.

E por aí que livros é que os vossos pequenos "lêem"? ;)

(Desculpem-me a escassez de post nos últimos tempos... E para os leitores amigos mais zelosos fica o agradecimento pelos emails a perguntar por mim. Eu estou aqui, não se preocupem :), estou bem, só ando é com menos tempo, mas logo logo estou de volta)

0 comentários:

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...