sábado, 4 de junho de 2011

Onde está o sentimento de protecção da cria?

Como animais que somos existe uma serie de atitudes intrínsecas à nossa natureza certo? Temos medo, que nos protege de acidentes, temos raiva, natural do egoísmo da espécie, protegemos as nossas crias, para garantir a continuidade dos nossos genes e da espécie. Ahhhh!!!! protegemos as nossas crias???!! Será??? Acho que esta habilidade natural se está a perder ao longo dos tempos...
Fico triste, zangada e indignada quando leio noticias como esta que foi publicada no Jornal Público: Refrigerantes estão a substituir o consumo de água entre crianças dos seis aos nove anos

Então hoje estou muito triste e indignada com estes país, que não fazem o que é a sua missão. E como diz alguém que comentou a noticia estamos perante uma "crise educativa de pais para filhos, uma crise dos valores que não se passam, uma crise de todos os direitos, nenhumas obrigações e zero de sacrifícios". Será que hoje em dia se tem filhos, porque todos têm? Porque o vizinho comprou casa, carro, tem um filho eu faço igual??? E depois basta colocá-lo na escola e deixar o tempo passar... não esquecendo no dia de Natal de tirar a foto de família!!!???
Porque é que os adultos deixaram de se dedicar aos filhos? Porque é que têm filhos?
Não me digam que é falta de tempo... não consigo acreditar nisso... é sim falta de organização ou melhor falta de prioridade.
Se a prioridade dos pais é chegar do trabalho fazer um jantar rápido e cheio de molhos e gorduras e estarem todos sentados na hora da novela das 20h, como querem alimentar de forma saudável as crianças e eles mesmos, como querem criar laços de confiança com os filhos?

Depois queixam-se de que existe tanta gente a ficar doente, tanta criança com peso a mais, com diabete, com distúrbios de sono, insucesso escolar, hiperactividade, falta de auto-estima, falta de rumo na vida, com altos índices de alergia... pois não fiz trabalho cientifico nenhum mas levo-me a crer que esta incidência de doenças ditas modernas tem muito a ver com a alimentação que fazemos.
Fico preocupada e de mãos atadas (pois entre pais e filhos é dificil meter a colher) quando vejo uma criança beber refrigerantes e a comer gomas e pastilhas, chips de pacote na mão.....  Pobre criança... está-se a destruir aos poucos e nem sabe. Diriam muitos: "Mas é criança as guloseimas fazem parte." Sim, concordo.

imagem daqui
Mas há guloseimas e guloseimas. Uma taça de fruta pode ser uma guloseima fantástica, colorida e divertida se nós fizermos por isso. Mas é mais fácil abrir um pacote de rebuçados do que partir em pedaços uma serie de frutas, não é? Uns bolinhos caseiros sem açúcar refinado mas adoçados com alternativas são uma delicia, acreditem. As batatas fritas podem ser substituídas por "batatas fritas" feitas no forno, ficam uma delícia acreditem, parecem mesmo com as fritas mas são bem mais saudáveis - a receita aqui.
Será que a criança é mais feliz se comer gomas, pastilhas e beber refrigerantes???? Duvido???
E se for uma criança feliz, não será pelas guloseimas que come mas porque tem uma vida equilibrada mas será que será um adulto feliz???? Diabetes, hipertensão, problemas no sistema digestivo não fazem parte dos desejos e sonhos que tenho para o meu filho.
Não vou proibir o meu filho de comer guloseimas mas vou controlar, e para isso não preciso ser a mãe má que não deixa o pequeno comer açúcar, basta  oferecer-lhe outros tipos de doce: muita fruta, bolinhos saudáveis... que ele não sentirá falta de tanto açúcar, corantes, conservantes, emulsionantes e toda essa coleção de Es que só os nomes metem medo. E o mais incrível é que vejo pessoas que se preocupam mais com uma minhoca numa maçã do que com um lote de Es num pacote de chips...
Um dia vi uma mãe recusar que a filha terminasse um pedaço de maçã, que por acaso tinha sido o meu Leo a oferecer-lhe, porque esta caiu no chão. Sim, tinha uns pedacinhos de pedrinhas que eu me prontifiquei a lavar com água que tinha comigo, mas a mãe disse que estava suja e deitou no lixo. Era o último pedaço de maça e a pobre criança chorou porque não pode continuar a comer... E sabem o que aconteceu uns 20 minutos depois??? A criança tinha um pacote de chips na mão e comeu desenfreadamente mais de meio pacote...
Já alguma vez leram a constituição destas guloseimas? Além de nutritivamente serem zero... têm montes de "Es" e gorduras... fico triste.
Por mim colocaria essas guloseimas industrializadas todas no mesmo saco, juntamente com os fast-food, os cigarros, o álcool e as drogas. - radical eu??? Talvez sim. Um bom chocolate não faz mal a ninguém... tal como um bom copo de vinho, mas tal só é verdade em quantidades reduzidas e aliados a uma alimentação saudável.
Mas o que posso eu fazer?? Além de manter o meu gene ativo de proteção da minha cria e escrever aqui umas palavras que talvez cheguem a algum lado... não sei...
O meu instinto maternal diz que devia intrometer-me, fazer guerra e proteger todas as crianças.
O meu instinto racional diz-me para tratar da minha casa e esperar que a minha postura alimentar contagie quem por aqui passa.

De momento fico-me por aqui com as minhas indignações e frustrações por falta de um mundo melhor... e espero que os pais se tornem cada vez mais conscientes de que estão a criar não só uma criança bonitinha e engraçada estão a criar um adulto que vai permitir a continuidades dos seus genes.

0 comentários:

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...