quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A moralidade nasce da imaginação

Sempre contei muitas histórias ao Leo, histórias de livros, histórias inventadas, histórias nascidas a partir do que vimos num passeio dado, histórias nascidas através de observações de paisagens ou mesmo de desenhos animados. E daí nascem as brincadeiras de faz de conta que o Leo adora :)
E é do fruto destes momentos que nascem desenhos como estes (o Leo desenha e no final eu pergunto sempre o que desenhou), em que ele mesmo disse que era o Fundo do mar, e vamos lá concordar que é o fundo do mar mais lindo que eu já vi. 
Conseguem ver o peixinho amarelo a brincar com o peixinho laranja no meio das algas :D
"O fundo do Mar"- Leo, 2 anos
De todos os papeis e responsabilidades de um pai cabe também a responsabilidade de garantir que a mente das nossas crianças estejam repletas de histórias e vivências. 
Crianças pequenas não entendem conceitos abstractos, como por exemplo o conceito de justiça, por isso a sua moralidade é baseada nas histórias que conhecem. E é nos momentos em que contamos, criamos e vivemos histórias de fadas, de heroísmo, histórias do dia a dia em que damos ênfase às boas acções que  a criança se familiariza com os valores experiênciados. 
Se a sua mente está repleta de histórias de crianças desrespeitando os pais e professores, de amigos falsos, ou de mentiras sem consequências, de desenhos animados violentos em que só na base das lutas se obtém o que se pretende - o seu comportamento vai refletir-se tendo em base estes valores.

Construir valores e moral é muito importante para alcançarmos um mundo melhor, nascido de bons principios e do respeito. E quem mais é responsável por isso que nós, pais?

A moralidade é a melhor de todas as regras para orientar a humanidade. -- Friedrich Nietzsche

Viver moralmente em equilibrio com nós mesmos, faz de nós pessoas melhores e é isso que eu quero para o meu filho. Que ele tenha coisas boas a acontecer dentro dele, com as quais consiga construir o seu ser, justo e melhor. Que respeite e seja respeitado. 
E para que conceitos abstractos sejam construidos é necessário ter umas boas bases, e a imaginação é maravilhosa para trabalhar de pouco a pouco essa capacidade que nos permite entender o mundo e vive-lo de modo justo.
É importante durante estes primeiros anos de vida encher a mente das nossas crianças, com coisas bonitas, histórias nobres, exemplos bons. Não te preocupes se existe muita fantasia e mundo imaginário nas suass mentes... que isso é ser criança. 
Certifica-te que o teu filho tem muitas coisas boas a viver dentro dele...

9 comentários:

Especialmente Gaspas disse... [Responder Comentário]

Bonito texto, este teu!! :)

Tornamo-nos de facto em seres que refletem tudo o que interiorizamos ao longo da vida mas muito especialmente o que interiorizamos em pequenos!
Por isso é tão fundamental uma educação baseada em amor e muita dedicação, muito tempo investido em dar-lhes atenção!

Sofia disse... [Responder Comentário]

Pena que tanta gente não dê prioridade a este investimento, acredito que estaríamos num mundo melhor...

fmgg_10 disse... [Responder Comentário]

Adorei a dica. Laura tem 1 ano e 10 meses e adora pintar figuras. Mas nunca perguntamos o que é...
Tambpem não somos muito de contar histórias. Vou me animar.
Afinal, é na infância que a fantasia tem total sentido.

Bjos.

ana isabel basso disse... [Responder Comentário]

Gostei muito do post. E me pergunto se as historias que conto para o Zeze são saudaveis. Agora ele está gostando de historias com lutas de espadas, mas como o tio praticou esgrima uma época, tento explicar que é apenas um esporte, assim como as lutas marciais. Ih, acho que viajei um pouco. Acredito que o modo de contar historias também seja importante

Um abraço

Ana Isabel

Maria Oliveira disse... [Responder Comentário]

Oie,vim conhecer seu Blog,amei e já estou super seguindo,parabêns por esse cantinho lindo!

Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir também,será muito bem vinda,sinta-se em casa!

Ah,tem sorteio rolando por lá,participa? :))

Beijinhos no core!

http://umamulherbemvestida.blogspot.com

Chris disse... [Responder Comentário]

Adorei a postagem! Isso é educar com carinho com certeza!
E o fundo do mar está lindo!
Um beijão e um ótimo final de semana!
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
 

Patricia disse... [Responder Comentário]

Olá Sofia!

Adorei o post!

Por aqui as coisas fluem nesta base, deixá-los ser crianças até que dê, mas nunca descuidando dos bons exemplos, do respeito ao próximo, do carinho com as pessoas e os animais.
Meu Diogo acreditou no Pai Natal até aos 9 anos, eu sempre lhe disse que a magia existe, tudo é possível nos nossos sonhos, basta acreditar :) Dava-lhe o exemplo de Peter Pan ;)
Hoje com quase 13 anos ele sabe bem que o Pai Natal são os pais, mas ele prefere acreditar que o Pai Natal existe, em algum lugar por aí e eu acho isso maravilhoso :)

Infelizmente, para muitos casais, filho virou um sonho de consumo, são muito poucos os que tem verdadeira capacidade para amar, educar e orientar incondicionalmente, são mesmo muito poucos os que estão preparados para abdicar um pouco de si mesmos para investir no maior projecto de uma família, que é preparar filhos melhores para construirmos um mundo melhor, é pena!  :(

Beijinho grande Sofia, desejo-te um ano muito feliz para ti e família.

Patrícia.

luxlunae teixeira disse... [Responder Comentário]

Que fundo do mar perfeito!
E que texto maravilhoso o seu, querida!
É uma pena que dos muitos aspectos da Educação, a moralidade seja a mais escanteada, pois noramlmente a associam à religião ou à comunicação de ideologias. A gente vê milhares de exercícios, atividades, brinquedos e histórias que desenvolvem a criatividade, coordenação, etc, mas a moralidade não é um tema muito comum. E é tãaaao importante! Beijos para vocês.

Luciana estimulandomeusfilhos.blogspot.com

Renata Marques disse... [Responder Comentário]

Nossos filhos estão na mesma fase aquática então, rsrsrs. 

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...