terça-feira, 10 de julho de 2012

Convulsão febril

Criança não devia ficar doente nunca, não acham? Ainda bem que eu estava com as energias no máximo pois o fim de semana não foi fácil... Passamos uma noite no hospital. Como eu detesto dormir  no hospital grrrr

O Leo é uma criança muito saudável desde que nasceu e já lá vão quase 3 anos só ficou realmente doente, doente de precisar medicação, 3 vezes. Nunca tomou um antibiótico. As constipações e tosses que teve foram todas curadas com o meu xarope caseiro (receita aqui) e muito miminho. Segredo??!! só se for a amamentação exclusiva até aos 6 meses sem uso de suplementos e prolongada até aos 2 anos (da qual me orgulho muito) e da alimentação, segundo a mamã aqui tão rigida, sempre equilibrada (uma refeição principal tem sempre sopa de legumes, prato principal sempre acompanhado de legumes e fruta de sobremesa, nas restantes refeições ele come muita fruta, sumos naturais feitos pela mamã, frutos secos, produtos integrais e alguns produtos lácteos) - sou muito rigida quanto á alimentação do Leo e da minha família. Guloseimas ficam para muito raras excepções e estou sempre atenta à sua qualidade. Um afruta docinha deixa o meu Leo lambuzado e feliz como qualquer guloseima faria.

Mas hoje estou aqui não para falar das maravilhas de uma alimentação cuidada mas da convulsão febril,   este fim de semana o Leo teve pela segunda vez :( a primeira foi à cerca de um ano, não falei dela aqui pois era-me muito difícil recordar.

Para quem não sabe uma convulsão febril é o distúrbio convulsivo mais comum na infancia. Ocorre em  2 a 5% das crianças até cinco anos de idade. Ela é definida como "uma crise que ocorre na infância, geralmente entre três meses e cinco anos de idade, associada a febre, mas sem evidência de infecção intracraniana (como meningite) ou de doença neurológica aguda (trauma, tumor)". Normalmente não deixa sequelas, raramente ocorre mais de três vezes. A crise febril normalmente é generalizada e ocorre durante a rápida elevação da febre.
Começa de repente, no caso do Leo, ele fico estático com os braços rígidos ao longo do corpo, pele e lábios azulados, olhos vidrados e  sem reacção a estímulos e nesta segunda vez espumou da boca e durou na primeira vez cerca de 4 minutos e agora cerca de 1,5. O Leo voltou a si sem intervenção médica mas nem sempre assim acontece. É uma reacção nada bonita de se ver.
Na primeira vez eu entrei em panico pois pensei que o Leo tinha morrido nos meus braços eu não sabia o que estava a acontecer liguei o 112 e em 5 minutos tinha a casa cheia de médicos só depois no hospital é que eu consegui acalmar e aí chorei muito, foi muito difícil e por isso ainda me é difícil recordar. Esta vez, embora ficasse nervosa foi mais fácil pois eu sabia o que estava a acontecer.
Por causa de uma simples infecção na garganta que em dois dias está boa teve 39 de febre repentina coloquei paracetamol mas ao fim de 20 minutos fez a convulsão, quando os médicos chegaram estava com 40, de noite no hospital voltou aos 40 de febre mas no domingo ao fim da tarde a febre baixou e não veio novamente.
Quando isto acontece devemos deitar a criança e observar o mais calmamente possível e ver se a criança volta a si, ligar para o 112 ao fim de 1 minuto sem reacção.

Sei que existem vários tipos de convulsões e esta é de todas a menos grave, nem quero imaginar se fossem mais frequente, mas infelizmente existem crianças a passar por isso :(
Em regra, as crianças que sofrem convulsão febril são internadas, durante 24h, mais para que os pais se acalmem do que por causa da criança, as convulsões febris são benignas. A partir do momento que são diagnosticas e excluida a hipótese de ser outro tipo de problema deixa-nos a nós pais mais calmos.

O fim de semana não foi fácil mas agora estamos bem novamente :)

3 comentários:

Flávia Rivera disse... [Responder Comentário]

Que susto né Sofia? Graças a Deus está tudo bem com o seu filhote! beijo

Ana Paula disse... [Responder Comentário]

Sofia, acredita que estava pensando em você esses dias? O blog estava tão quietinho...
Semana retrasada minha filha ficou com febre e eu li muito sobre o assunto antes de tomar alguma providência e, numa das leituras tinha a convulsão febril (não, nao chegou a acontecer com ela). Apesar da dica rapida de deixar a criança deitada e esperar a crise passar, nao parei para pensar no lado mãe de acompanhar o "eterno" um minuto... Nossa, que barra, e fiquei aqui com o coração na mão lendo o seu post mas tb aprendi muito!
E agora que tudo voltou à normalidade, vamos aproveitar esse verão ne?
Beijos querida ; )

Patitando disse... [Responder Comentário]

Olá, só estou passando por aqui para desejar força para você. Realmente deve ter sido um final de semana bem complicado por aí. Ainda bem que tudo acabou bem :-)

Também estou divulgando o link no meu blog para que outras mamães se informem sobre as convulsões e estejam preparadas. Ah, também gostei muito da receita do xarope. 
Um abraço,Pati

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...