sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Brincar de faz de conta

Brincar ao mundo dos adultos, seja de médico, professor, papá, mamã ou mesmo imitando animais não é uma brincadeira adorada pelas crianças somente no Carnaval. As crianças a partir de cerca dos 2 anos amam interpretar papeis, são verdadeiros atores. E através desta brincadeira de faz de conta eles aprendem muito.

Certamente ainda se lembram da vossa infancia, como era divertido brincarmos de faz de conta, quantas aventuras vividas no mundo da imaginação. :)

O piloto de aviões
A maioria das vezes são situações do dia-a-dia, cenas de livros ou filmes que são recriadas. A criança explora os temas que lhe estão por perto, leu um livro sobre piratas, vai brincar de pirata; alguém na família está doente, vai brincar de senhor doctor, encontra-se muito frequentemente com o carteiro (como acontece com o Leo) vai brincar de carteiro. As brincadeiras de faz de conta mostram-nos muito sobre as vivências da criança.

As brincadeiras de faz de conta vão se tornando cada vez mais complexas acompanhando o desenvolvimento da criança. No inicio duram alguns minutos, mas com o passar do tempo vão ficando mais longas e elaboradas, envolvendo cada vez mais crianças na brincadeira.

Mas porque são as brincadeiras de faz de conta tão importantes?

Neste tipo de brincadeiras a crianças viaja ao mundo dos adultos e vivência mesmo que no mundo da imaginação importantes experiências. O que quero eu dizer com isto?

O pescador
1. Nas brincadeiras de faz de conta a criança envolve-se no mundo dos adultos. Ela brinca usando situações do dia-a-dia começando desta forma a entender o mundo, as suas responsabilidades e papeis na vida e vivênciando também diferentes tipos de profissões.

2. Nas brincadeiras de faz de conta a criança aprende a sentir-se no papel do outro. Ela experimenta diferentes posições, uma vez é pai, outra é mãe, policia, médica ou condutora de autocarros. Ela toma para si mesma diferentes pontos de vista e aprende a olhar o mundo "com outros olhos", do ponto do vista dos outros.

E vendedor de peixe
3. Nas brincadeiras de faz de conta treina-se o comportamento social. A criança têm que vivênciar o seu papel e coordenar as suas acções com os outros envolvidos na brincadeira. Assim ela aprende a trabalhar em grupo, a ser tolerante, mas também a desenvolver e partilhar as suas próprias ideias, através das quais se compromete a desenvolver o seu papel.

4. Nas brincadeiras de faz de conta a criança aprende a cumprir regras, necessárias para uma vida em sociedade. Ao longo da brincadeira as criança é levada a compreender para que existem as regras e entende que desta forma é mais fácil fazer coisas, que noutra situação seria difícil,  mas que agora pertencem ao seu papel, como por exemplo dar uma ordem, mandar ficar em silencio ou mostrar perseverança.

5. As brincadeiras de faz de conta ajudam a trabalhar situações vividas e ultrapassar medos. Se a criança reproduz numa brincadeira uma situação que está a vivenciar poderá compreendê-la e torná-la mais facil de viver.
O cozinheiro

6. Nas brincadeiras de faz de conta a criança pode encenar conflitos internos. Como por exemplo: uma criança a quem não é permitido dizer palavras feias, vai deixar a sua boneca dizê-las e ela no papel de mãe vai repreender a boneca-filha. Ela vivências os dois lados da moeda.

7. Nas brincadeiras de faz de conta a criança desenvolve a linguagem e habilidades de comunicação. Aprende vocabulário novo, aprende a expressar-se melhor e a compreender os outros

Brincar de faz de conta é todo um mundo de aprendizagem e desenvolvimento do "eu".

Como podemos ajudar os nossos pequenos?
Colocar à disposição roupas, maquiagem, adereços ajudam a criança a começar a brincadeira. Ter ou construir objectos que possam ajudar a criança nesta viagem. Ter utensílios de médico, de cozinheiro, ajudar a construir esse mundo de imaginação e brincar junto ajuda muito para de seguida a criança se envolver e desenvolver sozinha ou com os amigos. 
Os piratas
Brincar junto, mesmo que pareça difícil, experimenta envolver-te neste mundo de imaginação, imitar um Leão que passeia no meio de um floresta. Fazer de conta que estás doente ou precisar ir ao cabeleireiro não é assim tão complicado. E os nossos filhos são óptimos realizadores, deixemos que sejam eles a orientar-nos, eles dizer-nos-ao o que fazer e como fazer, basta perguntar. :)
O Soldado e o Rei 

E mais uma das vantagens das brincadeiras de faz de conta é permitirem-nos preparar a criança para situações que ela não conhece. Por exemplo uma visita ao médico ou ao dentista. Podemos propor essa brincadeira e fazer o papel de médicos recreando o que se passará na consulta.

O Carteiro

E vocês brincam de faz de conta? 

1 comentários:

Anónimo disse... [Responder Comentário]

Não vou te só dar os parabéns, você merece muito mais que isso.Obrigado por me ajudar.
Você não imagina o quanto foi útil,eu ler o seu artigo.
Teve a sensação que você enviou para tirar minha dúvida.OBRIGADA!!!FELICIDADES para você

Enviar um comentário

Partilha comigo a tua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...